A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em “húmus” (material muito rico em nutrientes e fértil).

Atualmente, com a crescente utilização de métodos direcionados para a preservação do meio ambiente, a compostagem é uma solução para a redução do volume de lixo que é encaminhado para aterros e lixões todos os dias. O processo de compostagem é higiênico e conta com fatores como: umidade, temperatura e aeração do solo.

No Brasil, mais da metade de resíduos gerada é de natureza orgânica. Com a cultura da compostagem bem difundida na sociedade, o volume de resíduos gerados levado a aterros vai diminuir, reduzindo gastos e emissões de CO² com transporte, além de baixar emissões de metano.

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)


Composteira Copapel

No início de 2020, adotamos o programa de compostagem na unidade administrativa da Copapel em Joinville, a Casa Verde. Todo lixo orgânico permitido para a prática é destinado corretamente através de comunicados para a equipe e avisos nos murais. Os resultados são ótimos e os colaboradores podem levar o húmus (resultado da compostagem) para casa, utilizando em hortas, plantas e flores.

Saiba como implementar um sistema de compostagem neste vídeo com as instruções da nossa profissional de limpeza, Dona Janice.

 


Ação Dia da Terra

No dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra. Esta é uma data criada para reconhecer a importância da preservação do planeta e promover a consciência sobre o desenvolvimento sustentável.

Para marcar este dia, a Copapel realizará, em 2021, a distribuição de húmus da Composteira Copapel para toda a comunidade.

O húmus é um adubo orgânico formado a partir da transformação biológica de resíduos orgânicos, deixando a terra mais porosa e mantendo a água à disposição das plantas por mais tempo. Pode ser usado em culturas como hortaliças, frutas, pastagens, cereais, plantas ornamentais, entre outras.


Como retirar seu húmus:

No dia 22 de abril (quinta-feira), vá até a loja Copapel da Rua Blumenau, 1891 – América – Joinville/SC, das 9 às 17 horas. As atendentes estarão fazendo a distribuição. Cada pessoa poderá levar um pacote (aproximadamente 1kg), enquanto houver disponibilidade.

Dicas de como utilizar o húmus:

• Plantas de interior, samambaias e outras: no plantio usar 150 g por vaso e na manutenção aplicar como cobertura 4 vezes ao ano, aumentando 30% todo o ano.
• Roseiras e arbustos: no plantio usar 200g por cova ou 500g por m² de canteiro e cobrir durante todo o plantio.
• Gramados em geral: no plantio usar 500g por m² na preparação, misturando com a terra. Na manutenção, cobrir com 300g por m² no fim da primavera.
• Frutas de clima temperado: no plantio usar de 400-600g por cova. Na manutenção, usar 1-2 kg por ano, aumentando 30% a cada ano.
• Hortaliças de folhas e legumes: no plantio usar 100 g por cova ou 600g por m² de canteiro. Manter coberto com húmus durante todo o plantio (200g por metro linear).
• Abóbora, melão, melancia e pepino: no plantio usar 300g por cova, mantendo coberto durante todo o cultivo.
• Feijão: usar 0,5-1,0kg por m² no plantio, misturado à terra.