Com o tema “Um Por Todos e Todos por Zero”, foi lançada nesta quarta-feira (18) a sexta edição da Semana Lixo Zero Joinville. No evento realizado no Teatro do SESC, a organização, alguns parceiros e voluntários anunciaram algumas das ações que já estão programadas para a campanha que ocorre entre os dias 18 e 27 de outubro. Também foi lançado o formulário de inscrição para quem quiser organizar alguma ação de conscientização para a redução dos resíduos.

“Podem ser organizadas ações como mutirões de limpeza, palestras, oficinas, rodas de conversas ou intervenções artísticas. A organização do evento pode dar orientações e todo suporte necessário para a realização dessas atividades”, explica Arthur Rancatti, um dos organizadores do evento. Para se inscrever, basta preencher o fomulário aqui. As atividades inscritas farão parte da agenda oficial da Semana.

Ações já programadas para a Semana Lixo Zero Joinville 2019

A mobilização deste ano começa com a capacitação de professores das redes pública e privada de Joinville, entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro XV de Formação. Eles receberão informações sobre o conceito lixo zero, como promover a redução de resíduos, separação correta para a reciclagem e compostagem, entre outras. Ao todo, são oferecidas 400 vagas, distribuídas em oito turmas, organizadas em horários diferentes. Os educadores da cidade que quiserem se inscrever em uma das turmas, podem acessar este link. A capacitação será realizada pela Rastro Sustentabilidade, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville e patrocínio da Magrathea Labs.

Outra ação já confirmada é o plogging,  atividade que envolve exercício físico e coleta de resíduos, e que será realizada por colaboradores da Embraco. Há seis anos participando das atividades da Semana Lixo Zero Joinville, a empresa organiza o plogging na abertura do evento, marcada para o dia 18 de outubro. Os participantes vão recolher resíduos ao redor da Associação Desportiva Embraco (ADE).

Um painel sobre oportunidades e desafios para os resíduos da construção civil, realizado na ACIJ, além de um hackathon voltado para a busca de soluções para resíduos do esgoto estarão na agenda de atividades deste ano.

Também está confirmada a Rota da Reciclagem, formada por visitas às cooperativas de catadores de resíduos para reciclagem. Com apoio da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), as visitas são indicadas para estudantes ou qualquer pessoa interessada em conhecer o trabalho das cooperativas de Joinville.

A Semana Lixo Zero Joinville é organizada pela consultoria Rastro Sustentabilidade em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar. A Semana conta também com apoio de instituições públicas, empresas privadas e organizações da sociedade civil.

Desafio Joinville Lixo Zero Durante o lançamento da edição deste ano, a organização, em parceria com a Ong Engenheiros Sem Fronteiros, apresentou uma campanha de incentivo para os moradores promoverem ações de sustentabilidade na cidade. Chamada de Joinville Lixo Zero, a ideia da campanha é fazer as pessoas mostrarem que atitudes ou ações desenvolvem no dia a dia para que a cidade seja mais limpa e sustentável. Quem for desafiado, deverá postar uma foto ou gravar um vídeo mostrando suas ações no Instagram, marcando a hashtag #joinvillelixozero.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, sediado em Florianópolis, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”


 

Foto: Gabriel Silva/RelvaManifesto
Texto: 
Ciléia Pontes