Iniciado em 2019 com a disponibilização de frutas em todas as unidades, o projeto + Saúde Copapel ganhou força em 2020 com o incentivo a prática regular de atividade física. A ação foi implantada em meio a pandemia onde situações como ansiedade e depressão passaram a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. 

Semanalmente, ocorrem aulas de corrida, ginástica funcional e laboral, com a supervisão de um profissional da área. As atividades são realizadas em Joinville, onde a empresa abrange o maior número de colaboradores e é possível fazer o acompanhamento necessário. A iniciativa completou um ano nesse segundo semestre de 2021.

O projeto tem o objetivo de estimular a prática de hábitos mais saudáveis, através de exercícios físicos que necessitam de pouca estrutura; e de boas práticas alimentares, que podem ser realizados em casa. A ideia é focar na prevenção de doenças, mais qualidade de vida e disposição para o dia a dia, seja para as atividades pessoais ou profissionais, conforme disposto em nosso Relatório de Sustentabilidade 2020.

“A nossa ideia é difundir a atividade física como forma de prevenção às doenças. Todas as práticas são válidas, sejam nas aulas disponibilizadas pela Copapel ou fora da empresa, como jogos de vôlei, futebol, pedais, caminhadas, entre outros. É importante que as pessoas se conscientizem dos benefícios da atividade física e da alimentação saudável levando isso para o seu dia a dia e para sua família”, comenta o diretor de marketing e compras, Jonathan Dreher May.

Como forma de reconhecimento e incentivo o + Saúde Copapel premiou, nesse mês de outubro, os colaboradores mais assíduos durante as aulas no primeiro ano do projeto. Rodrigo Oiko, atual gerente da unidade Palhoça, e Emy Calazans, supervisora de loja, receberam uma cesta de produtos saudáveis.

A premiação foi uma forma de lembrar que ganhamos também saúde, qualidade de vida e bem-estar quando praticamos alguma atividade física.


Benefícios são sentidos no dia a dia

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas, melhorar a autoestima, entre outros benefícios.

O professor Edilson Borba, responsável pelas aulas do Projeto + Saúde Copapel, explica que “pequenos momentos de atividades físicas contribuem para a manutenção da saúde e colaboram para que haja uma conscientização dos benefícios da prática e isso pode contribuir para a criação de novos hábitos saudáveis, como o de se exercitar diariamente.”

Para Emy, o Projeto + Saúde Copapel foi um divisor de águas. “Comecei caminhando nas aulas de corrida e aos poucos fui aumentando a intensidade, me apaixonei pela corrida. Não conseguia correr nem 50 metros e hoje faço 5 quilômetros, ganhei mais disposição, reduzi medidas e hoje me sinto bem melhor. A atividade física é uma forma de buscar mais qualidade de vida para o futuro pois não quero gastar dinheiro com remédios e sim com viagens. Só tenho a agradecer e parabenizar a Copapel por esse projeto maravilhoso”, resume.

Morando em Palhoça, desde o início de outubro, Rodrigo é um apaixonado pelo Projeto + Saúde, tanto que recentemente começou a participar das aulas de forma online. Quando iniciaram as atividades físicas, Rodrigo conta que se propôs a participar apenas duas vezes por semana e logo já estava participando todos os dias.

“Além de trazer benefícios a nossa saúde traz resultados para o nosso corpo e mente. Saía sempre das aulas com vontade de quero mais. É um dos melhores projetos que já participei e faço questão ainda de participar, pois só tenho benefícios. Temos um excelente professor, sabe nos motivar e cobrar, quando necessário. Depois de um ano de projeto eliminei alguns quilos e continuo com muita vontade de participar. Muito obrigado a Copapel por proporcionar saúde e bem-estar aos colaboradores.”

No projeto desde agosto, Monize Fernandes, que realiza consultoria fiscal in company, diz que já está vendo as mudanças: “estou participando há pouco tempo, mas já vi muitos resultados. Além de estar proporcionando uma atividade ao meu corpo o que mais está sendo trabalhado é minha mente. Na minha rotina de trabalho, filho e casa, essas aulas me dão leveza e autoestima. O Projeto + Saúde é o meu momento, uma atividade diferente, com descontração e acima de tudo: com saúde e bem-estar”.

Dessa forma, a Copapel continua evoluindo e estimulando os participantes para que levem essa mesma mensagem de hábitos saudáveis através da alimentação e práticas regulares de exercício para seus amigos e familiares, ajudando a comunidade a buscar saúde e bem-estar, sendo esse o 3° dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).