Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada por todos os 193 Estados-membros da ONU, que assumiram um compromisso global sobre o Desenvolvimento Sustentável durante a Cúpula das Nações Unidas, em setembro de 2015.

Atualmente, a agenda contempla um plano de ação internacional composto de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, a serem atendidos até 2030. Os ODS abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano e são divididos em quatro dimensões: social, ambiental, econômico e institucional, todas orientadas a traçar uma visão universal, integrada e transformadora para um mundo melhor.

Signatária do Movimento ODS Santa Catarina desde junho de 2019, a Copapel aderiu ao compromisso com a Agenda 2030 pois compreende sua responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente. Gerar impacto socioambiental positivo e promover ações responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade permeiam toda forma de atuação da Copapel, desde o treinamento para a redução de resíduos, economia de água e utilização de papéis, até a comercialização de produtos biodegradáveis e parceria com fornecedores de responsabilidade socioambiental.

Ao relacionar nossos serviços e produtos com as metas e indicadores dos ODS, foi possível notar que nossa atuação mercadológica está ancorada aos ODS 3 e 12, onde temos conhecimento substancial e podemos contribuir diretamente. Indiretamente, a Copapel também contribui para os ODS: 4, 9, 11, 13, 14 e 15. 


Copapel presente nos eventos internacionais

Em novembro de 2019 participamos do Diálogo Global da Fundação das Nações Unidas, um evento de alto nível que acontece anualmente e é realizado na sede da ONU, na cidade de Nova York. No evento foram abordados temas relacionados aos ODS e como buscar oportunidades para alianças e sinergias, para que estes objetivos da agenda 2030 sejam alcançados.

Também estivemos presentes no evento #WeThePeoples, que é o Jantar de Liderança Global da ONU, que por mais de 20 anos, reconhece as contribuições de indivíduos e organizações que aprofundaram o trabalho das Nações Unidas (ONU) e avançaram sua missão de criar um mundo mais equitativo e sustentável para todos.


Assista nosso vídeo que mostra como os ODS melhorarão a vida de todos em todo o mundo e como a Copapel, signatária dos ODS desde junho/2019 contribui para que estes objetivos sejam alcançados.

Leia mais: Você já leu o Relatório de Sustentabilidade 2019 da Copapel?